Há muito tempo atrás, na época do RPG-xerox e do início da internet discada no Brasil. (eu cheguei a usar BBS, mas na casa de amigos), eu possuía um site no hpg, chamava-se Tsucity. Eu achava muito engraçado pq hpg era parecido com rpg hehehe, e por isso decidi hospedar meu site lá ao invés do geocities-yahoo.
Era um diário da minha campanha de Mago: a Ascensão. Tinha desenho dos personagens, estórias, npcs e até livros pra downloads.
Então, durante minhas andanças pela net à procura de livros, encontrei no site Ratu (que existe até hoje), um livro, escrito por um tal de Deicide, para jogar com anjos e demônios no Mundo das Trevas (o suplemento The Fallen não existia até então). Achei fantástico e baixei.
Era tudo o que precisávamos, um livro, escrito nos moldes do WoD, que trazia anjos e demônios para nossas mesas de jogo. Chamei o meu grupo de jogo, mostrei o livro e disse: Quero mestrar Demônio, vcs topam?
A galera deu uma lida, gostou e começamos a jogar. O engraçado era que jogávamos na sala de estudos da escola e meu colégio era católico linha dura heheehehe…Sempre que ouvíamos passos, escondíamos os dados e fingíamos estar estudando. (a planilha ficava no meio do caderno). Inclusive, imprimi e encadernei o livro de Demônio, mas eu deixei a capa com um título diferente para caso alguém visse o livro, não achasse q eu era satanista ou algo assim.
Foram jogos muito divertidos, cheio de intrigas, disputas, violência e muita maldade. Com o tempo, paramos a campanha e passamos a jogar Gurps Supers.
Bom, então parei de jogar rpg para estudar para o vestibular e esqueci dessa estória.
Entrei na universidade e talz e voltei a jogar normalmente.
Muuuuuuitos anos depois, no 1.o Encontro de Blogs de RPG q ocorreu neste ano, um dos blogs participantes era o Underground Haven. Quando ouvi o nome, me pareceu familiar. E o dono do blog/site se apresentou como Deicide (inclusive rolou a explicação do pq desse nick na lista Área RPG). Aí eu lembrei: “Putz, é o cara que escreveu aqueles livros!”
Depois de tantos anos, tive a oportunidade de conhecer Tiago “Deicide” pessoalmente!
Muito gente boa, ele nos contou que amadureceu aqueles livros e criou um novo livro de RPG entitulado: “Ao Cair da Noite“. Naquele dia pude ouvir toda a trajetória dele e as dificuldades e burocracias (especialmente com a censura) enfrentadas para se publicar um livro de rpg independente no Brasil.
Eu fiquei muito surpreso em saber que ele investiu muito de si naqueles netbooks (que já eram ótimos) e criou um novo sistema “profissa”. Um verdadeiro empreendedor.
A descrição do sistema, segundo o próprio site dele, é a seguinte:
“Ao Cair da Noite é um cenário de terror, aventura e suspense ambientado num mundo similar ao real, mas assumindo que influências ocultos, monstros ancestrais e seres sobrenaturais existem e ameaçam a humanidade.
Este é um jogo sobre aventureiros que desbravam o oculto, pessoas que encontram verdades ancestrais e demônios, anjos e outros seres da noite que vivem entre nós“.
O sistema Ao Cair da Noite possui dois livros:
O livro de regras e o livro de cenário.
No site Underground Haven você pode adquirir os livros. Cada um custa R$36 (preço bom para um jogo excelente, os livros contém aprox. 160 páginas cada e, se não me engano, capa dura).
E uma coisa legal que ele faz, é disponibilizar conteúdo gratuito no site. É só se cadastrar que vc tem acesso a materiais novos, erratas, artefatos, etc, para complementar os livros.
Este foi o relato de como encontrei coincidentemente o autor de um livro que me proporcionou várias horas de divertimento. Eu recomendo.
Quanto aos livros eu não sei…
Mas que a história do seu encontro com o antigo mentor é maneira isso é…
Muito bom rapaz, o Deicide vai adorar esse texto, vou mandar pra ele…
Bom comentário, e excelente jogo!